Boa noite! Tomei um medicamento controlado duas vezes por engano. O nome do remédio é Escitalopram 10mg. Tomei a segunda dose com 12h de diferença da primeira. Queria saber se…

Pergunta

Boa noite! Tomei um medicamento controlado duas vezes por engano. O nome do remédio é Escitalopram 10mg. Tomei a segunda dose com 12h de diferença da primeira. Queria saber se pode dar algum problema? Obg

Resposta de Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

Olá! Entendo sua preocupação. Uma dose adicional de escitalopram pode causar efeitos indesejados, e o intervalo de 12 horas não é suficiente para garantir que não haverá problemas. O risco depende de fatores como a dose prescrita, outros medicamentos utilizados, condições de saúde e eventuais sintomas. Por isso, não é seguro afirmar por aqui que está tudo bem nem definir o horário da próxima dose. Se a situação é recente, procure orientação imediata de um Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) ou de um serviço de saúde, mesmo que esteja se sentindo bem. Tenha disponíveis a embalagem e os horários e quantidades ingeridos. Se houver desmaio, convulsão, dificuldade para respirar, confusão importante ou palpitações intensas, procure uma emergência imediatamente. Uma resposta pública não permite avaliar essa ocorrência com segurança, e aguardar uma consulta agendada não é a melhor opção para esclarecer uma ingestão acidental recente. Depois dessa avaliação, uma consulta de acompanhamento pode ajudar a esclarecer dúvidas sobre a prescrição e o uso seguro do medicamento.

WhatsApp